Otimizando o Joomla

por Francisco Gomes
Acessos: 516

O excesso de uso de recursos da CPU, mostra ser uma das dificuldades encontrada nos sites que estão hospedados em servidores compartilhados; com objetivo de melhorar a performance do site, 

 colocamos abaixo algumas orientações básicas que podem ajuda-lo:

Habilite um mecanismo de cache para Joomla: mantendo o cache ativado em todos os momentos é possível diminuir consideravelmente o processamento do site no servidor.

Escolha um template leve e limpo: muitos templates parecem ótimos quando analisamos apenas o ponto de vista estético. No entanto, podem carregar dezenas de imagens a cada requisição de página, comprometendo o carregamento do site e gerando sobrecarga no servidor.

Remova componentes, módulos e plugins desnecessários: faça uma verificação periódica no site e analise se utiliza e/ou precisa de todos os componentes, módulos e plugins instalados. O ideal é que remova todos aqueles considerados desnecessários ou que não estão em uso.

Evite componentes de estatísticas: para obter informações sobre os usuários do seu site, utilize os mecanismos disponibilidos pelo seu provedor, tais como: AWStats ou o Google Analytics.

Adicione Captcha/reCaptcha: como os formulários do Joomla não possuem Captcha por padrão, o ideal é que você adicione plugins para habilitar esta opção, evitando que seu site sofra ataques.

por:

Francisco Gomes / Janeiro de 2016

Veja também:

Criando formulário com ChronoForms
Como criar meu site?, etapas
Como divulgar meu site, 10 dicas
Criando sites incríveis para Joomla