Etapas de um Projeto Web

Como em todo projeto, o desenvolvimento de um site é um projeto e deve ser tratado como tal, ou seja, com início, meio e fim, e ponto; tudo que vier após são ajustes e manutenção.

Nomalmente o empresário, que diante do cenário a que se encontra a sua empresa, se vê obrigado a ter um site, logo se pergunta:

Será que essas etapas de projetos são realmente necessárias? Ou elas não passam de uma enrolação da empresa para ganhar mais tempo? A tarefa é simples, apenas queremos um site ou uma página que divulgue nossos produtos, nossos serviços e até mesmo nossas ideias na internet. Por que tantas etapas?

Há de se entender que as etapas de um projeto não foram criadas por acaso, elas não servem para que as empresas contratadas ganhem tempo.

As etapas de um projeto existem para que o processo tenha organização, espaço e tempo de execução, ou seja, para que o projeto seja finalizado com sucesso, contendo o mínimo de desvios possíveis e que consiga atingir o objetivo do escopo, a satisfação do cliente.

Claro, também há de se entender que as etapas de um determinado projeto podem variar de uma empresa para outra, pois não existe uma única maneira de se desenvolver um projeto, e tenha certeza, cada empresa irá definir qual é a sua melhor forma/maneira para trabalhar e concluir o projeto solicitado, dentro do prazo e valor previamente estipulado.

Não fugimos à regra, temos sim várias etapas para um projeto web, e para que você possa compreender a importância de cada uma delas em seu projeto, vamos descreve-las, pois é por meio deste processo que conseguimos chegar ao resultado esperado.:

  1. Levantamento de requisitos

    O levantamento dos requisitos é um processo onde o mais importante é levantar informações e entender a demanda do cliente, para essa parte é recomendável utilizar um briefing, pois este é o momento no qual o cliente fornece as informações necessárias para que seja desenvolvido um projeto de acordo com as suas necessidades.

  2. Orçamento e Cronograma
  3. Logo após efetuar a devida análise das informações enviadas pelo briefing, o responsável pela análise das informações, enviará, de uma forma clara e concisa, todos os passos para o desenvolvimento. Volto a frisar, é muito importante deixar tudo muito transparente nesta fase do projeto, descreva as principais dúvidas, os requisitos que serão colocados, mostre exemplos de sites semelhantes ou assemelhados, o cronograma e no final da proposta, é colocado o valor do projeto.

  4. Design ou layout do site
  5. Neste momento se faz necessário identificar qual é a identidade visual do cliente, e caso ele já possua uma marca ou logo é necessário que o visual do site seja compatível com as cores, estilos e organização.
    Lembre-se sempre, o layout do site deve ser escolhido de acordo com a área de atuação, alguns negócios tem que passar mais seriedade e outros o uso de efeitos e cores chamativas fazem parte da atração.
    é neste momento que o desenvolvedor pode se utilizar de algumas ferramentas exitentes no mercado e que auxiliam para agilizar este processo, tais como: Bootstrap, o HTML e CSS.

  6. Acessibilidade Web

    A expressão acessibilidade Web refere-se a prática inclusiva de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas que tenham deficiência ou não. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade.
    fonte: Wikipédia

  7. Quando falamos em acessibilidade na Web, devemos lembrar que o site, além de ser projetado para atender o objetivo do cliente, ele deve ser fácil de navegar, e devidamente otimizado para que assim possa aumentar a conversão dentro dele. Mapear os processos do site é um bom começo, além de ter o Analytics anexado ao site e utilizar ferramentas que monitoram o fluxo do usuário.

  8. Textos e Imagens
  9. Todo e qualquer site deve ter uma linguagem voltada para o seu público alvo e ao mesmo tempo ser clara e de fácil entendimento. Textos muitos longos não são recomendáveis sem uma imagem, infográfico para "quebrar" um pouco o conteúdo.
    As imagens seguem o mesmo sentido, devem ser inovadoras e o mais limpas possíveis, não é interessante poluir as imagens de efeitos, cores e textos, isso cansa o usuário e a sua taxa de rejeição no site pode aumentar.

  10. Desenvolvimento e Implementação do Site
  11. Agora a coisa ficou séria heim, pois o desenvolvimento e implementação do site transforma em realidade tudo o que foi aprovado na etapa de design/Layout do site
    Agora o desenvolvedor vai colocar a cabecinha para funcionar, pois nesta etapa é necessário que o site seja visível de forma correta nos diversos navegadores, como: Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Safari, etc., além disso, o site tem que ser desenvolvido de acordo com as diretrizes dos buscadores, como o Google, para que apareça corretamente nos mecanismos de busca.
    Essa é a fase que as funcionalidades do site são implementadas e ele começa a tomar forma, os formulários são implementados, as buscas, e outras ações que o usuário tenha solicitado.
    A organização das pastas e arquivos vão fazer muita diferença no desenvolvimento e para a manutenção também, sem contar um código limpo e devidamente documentado.

  12. Testes do Projeto
  13. Nesta etapa o site é incansávelmente testado e validado por diversos membros da equipe, ou seja, nesta etapa é feita a validação de todo o funcionamento do site, cada detalhe, cada página, cada link, tudo que está dentro do site e tem relação com ele, é checado e verificado não só por uma pessoa, mas pela equipe inteira.
    Após ser aprovado internamente, testamos o site juntamente com o cliente para que ele verifique se o resultado foi como o esperado.

  14. Finalização e Acompanhamento
  15. Nosso objetivo é garantir a satisfação do cliente.
    O cliente irá receber treinamento para que possa efetuar a administração do site.

    Realizada esta etapa o projeto é considerado como entregue

Veja também:

por Francisco Gomes
Acessos: 323

Deixar seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários