Como divulgar meu site, 10 dicas

por Francisco Gomes
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Para quem está antenado em tudo que acontece na e para a internet, sabe que publicar um site nos dias de hoje é muito fácil, pois a maioria dos provedores, oferecem o serviço de criação de 

sites, ou seja, você mesmo, ao adquirir um plano de hospedagem, poderá utilizar das ferramentas disponibilizadas pelo provedor e criar e publicar o seu próprio site.

 Quanto a qualidade e funcionalidade destes sites, não irei discutir pois acredito que esta deve ser um opinião muito particular, de cada profissional, de cada empresa e dos objetivos que ambos tem enquanto profissional e empresa.

Mas, creiam, este é apenas o primeiro passo, faz-se necessário desencadear outras tantas ações, caso contrário, teu site, não será acessado, não conseguirá atingir o seu público alvo, não conseguirá maximizar as vendas e muito menos garantir que teu site tenha um bom tráfego.

E como vencer as barreiras acima citadas?

Bem, para que o acima citado possa acontecer de uma forma a satisfazer os objetivos traçados por um profissional ou por uma empresa, tudo isso demanda tempo e conhecimento de algumas estratégias de marketing.

Abaixo elenco alguns tópicos que acho interessante ser de domínio de quem pretende publicar, ou já tem um site.

1 - Audiência

Foco no seu público alvo, pois sabe-se que a internet é acessada diariamente por milhões de pessoas ávidas por adquirir produtos e serviços e se não encontrarem a sua empresa, encontrarão a de seu concorrente.

2 - Presença Online

Eu costumo dizer que, devemos sempre manter nossa bandeirinha hasteada e com você não pode ser diferente, acredite, apesar do distanciamento causado pela geração nascida no apogeu da tecnologia; pessoas se relacionam com pessoas e marcar sua presença online é essencial para sedimentar a credibilidade de sua marca. Sugiro que você se esforce um pouquinho mais e garanta a interatividade, estabelecendo uma relação de confiança com o seu público alvo.

3 – Redes Sociais

A aumento significativo de acesso e utilização das Redes Sociais é evidente no Brasil, e acredite, este é o primeiro lugar em que seus clientes irão procurar, falar, dar e buscar informações sobre seus serviços e seus produtos. Gere conteúdo para estas redes e consiga muitos compartilhamentos através do Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e outros.

4 – Estratégias de SEO - (Search Engine Optimization)

Este é um trabalho que deve ser realizado sobre a estrutura do site para que ele apareça melhor nos motores de busca, é através deste trabalho que você consegue alcançar um posicionamento de destaque nos buscadores. Não se aventure, pois as escolhas das palavras chaves devem ser feitas de forma minunciosa levando em consideração seus produtos e serviços, bem como seus concorrentes e o seu público alvo.

5 – Anúncios

Ninguém fica conhecido por acaso, para ser conhecido você tem que fazer algo diferente dos demais, assim é com um profissional e também com sua empresa. Faz-se necessário anunciar; anunciar quando da chegada, anunciar sua localização, anunciar sobre seus Produtos e Serviços, e você poderá utilizar algumas ferramentas disponíveis e eficazes que existe no mercado tais como Google Adwords, Facebook Ads, etc.

Gere muito conteúdo de qualidade, pois este é o segredo. Trabalhe os dados do mercado direcionado ao seu cliente, transforme isso em informações úteis, únicas, de qualidade e que sejam capazes de atrair a atenção de seu público.

7 – Links Externos

Utilize com parcimônia. Este é o meio que você pode utilizar para que visitantes de outros sites, tenham a opção de ir para o seu site através de um link expsto no site em que visitam. Não se esqueça, os sites devem estar relacionados com sua área de atuação e ter relevância para os buscadores. Nada de ter medo de colocar o seu link no site de seus concorrentes.

8 – Visual

Tudo que é bonito, chama a atenção de quem olha, mas tenha algo bonito e funcional, com design diferenciado e atraente que seja capaz de fidelizar o seu público. Verifique se as imagens não estão distorcidas, teste em todos os equipamentos com acesso a internet; notebooks, netbooks, desktops, smartphones, etc., ou seja, além do belo visual, tenha um site responsivo e acessível.

9 – Interação e Integração

Se você não responder aos questionamentos de seus clientes, acredite, eles irão esquecer que você existe, irão abandonar o seu site, ou seja, você perdeu definitivamente o seu cliente, portanto, tire dúvidas, responda comentários, curta e compartilhe o conteúdo de seus seguidores. Conhecimento só é válido quando compartilhado e quanto mais informação disponível sobre seus produtos e serviços, mais o seu cliente ficará aguçado em adquiri-lo.

10 – Paciência

Por último e não menos importante, como tudo deve ser na vida, tenha muita calma e paciência, faça uma coisa de cada vez e nunca se afobe diante de obstáculos, pois todos devemos saber que os resultados não aparecem de um dia para o outro. Aplique o PDCA - Plan, Do, Check, Action, de forma contínua.

Sucesso, é o resultado de muito trabalho árduo, determinação e resiliência.

por: Francisco Gomes / Fevereiro de 2016

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