Análise do Ambiente Externo de Recursos Humanos

por Francisco Gomes
Acessos: 1098
“O novo contexto dos negócios está impondo fortes pressões e novas demandas e desafios para as organizações. Principalmente para sua administração” Chiavenato ( 2004:18)

Tudo que ocorre do lado de fora da empresa também interessa aos

administradores. É lógico que, o que acontece no interior da organização, também faz muita diferença, porque possivelmente será reflexo do que ocorre lá fora.

Acreditamos que o sucesso de uma empresa depende diretamente da sua atuação internamente. Todavia, isso não ocorre de forma isolada, pois o ambiente externo é extremamente importante em todo o contexto na qual a empresa está inserida, e estar atento às mudanças que nele acontecem, é essencial para o Administrador.

É necessário que as empresas se atentem para o Ambiente Externo. As oportunidade e ameaças devem ser identificadas e analisadas para futuras decisões, até mesmo na mudança de direção da organização. Imagine, por exemplo, que você há alguns anos atrás tivesse uma escola de datilografia. O que seria de você hoje? Possivelmente, nada! O que você deveria ter feito então naquele momento? Mudar os rumos do seu negócio. Que tal uma escola de digitação? Ou uma escola de informática?

Esse é um exemplo simples e básico, mas conhecemos inúmeros casos de insucesso, porque administradores não enxergaram outras oportunidades no mercado para valorizar o seu negócio, ou simplesmente não conseguiram enxergar ameaças rondando a sua empresa, pois não sabiam que do lado de fora da empresa existe vida, existem situações incontroláveis, como política, economia, leis, etc.

Entendemos ser de altíssima importância entender o Ambiente Externo, mas também devemos entender que muitas vezes não há como controlá-lo, e é nesta hora que o planejamento é uma das ferramentas mais eficazes da Administração, pois com ele, as intempéries podem ser monitoradas ou pelo menos, abrandadas. Você não pode proibir a chuva de cair, mas pode se precaver saindo de casa com um guarda-chuva.

É mais ou menos assim que deve agir o Administrador. Ler, estudar, entender e compreender o meio no qual está inserido sua empresa, evitando surpresas desagradáveis, que podem até mesmo levá-la à falência. Para quem ainda tem dúvidas, vai uma dica. Comece a ler mais jornais e revistas não somente na área que você atua, mas em outras também. De repente, o mercado em que você está pode estar saturado e você nem percebeu. Que tal dar uma olhada pela janela de sua empresa e enxergar o ambiente externo da forma que ele deve ser visto.

 

Nas próximas postagens estarei colocando os principais setores que devem ser analisados quando da análise do ambiente externo.

 

Francisco Gomes

Dezembro/2008

Deixar seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários