A Sociedade e as Empresas

Conceito de Sociedade

Entende-se que uma sociedade é um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto, no qual a maior parte das interações é feita com

outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada.

A origem da palavra sociedade vem do latim societas, uma "associação amistosa com outros". Societas é derivado de socius, que significa "companheiro", e assim o significado de sociedade é intimamente relacionado àquilo que é social. Está implícito no significado de sociedade que seus membros compartilham interesse ou preocupação mútuas sobre um objetivo comum. Como tal, sociedade é muitas vezes usado como sinônimo para o coletivo de cidadãos de um país governados por instituições nacionais que lidam com o bem-estar cívico.

 

Os governantes brasileiros, em seu discurso bem como na maioria de suas práticas, tem buscado uma convivência de pura harmonia com as empresas, e desta forma a sociedade brasileira tem deixado para o passado os ressentimentos contra o governo e contra as empresas. O empregado, cada vez mais, tem assumido uma postura mais conformista, evitando assim, o confronto na busca de melhorias salariais e de condições de trabalho.

Esta atitude do governo para com as empresas tem levado as significativas e profundas alterações no contrato social, e assim, cria-se uma grande expectativa sobre essas empresas para que não deixem de cumprir seu papel perante a sociedade, pois estas empresas estão tendo reconhecimento social e conseguem atrair os jovens talentosos e que por isso criam capacidade de renovar-se constantemente.

O lado negativo desta relação é o que mostra as nossas fontes de notícias, alto índice de corrupção, criminalidade e conflitos por terras, por poder, o que faz com que os nossos governantes deixem de lado os planos de saneamento básico tais como: saúde, água, esgoto, luz, e habitação popular, ou seja, não existe um programa de distribuição de renda e este com certeza, haverá de refletir na vida dos empregados e das empresas.

 

Vantagens

 

Acreditamos que um dos pilares da sociedade Brasileira têm sido a democracia, e esta é a nossa grande vantagem, pois a democracia internalizada no país, tem nos dado plena condição de organização onde existe o respeito ao ser humano de todos os níveis e classes sociais, o desenvolvimento de suas potencialidades individuais, e a prosperidade material e a justiça social.

E quando falamos de democracia, sabemos que ela não é um método para conduzir os melhores ao poder, mas para impedir que os piores lá permaneçam. A superioridade do regime democrático vem de cinco atributos: a separação dos poderes, a liberdade de opinião, o rodízio de lideranças, o voto e a oposição.

 

Desvantagens

 

Verificamos que um dos maiores dilemas da sociedade é a necessidade de intervenção do governo para corrigir as falhas geradas pelo mercado. Sabemos ainda que para o bom funcionamento da sociedade, se faz necessário pôr fim às imperfeições de seus membros, e às diferenças individuais, pois por ser o homem um ser imperfeito, imperfeitas são, e sempre serão, todas as instituições humanas. Precisamos apenas estar atentos para esta intervenção não venha gerar falha maior do que aquela que pretende corrigir.

 

Francisco Gomes

Abril/2009

por Francisco Gomes
Acessos: 277

Deixar seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários